Tive dentro da grade curricular, durante o curso de Psicologia, uma matéria chamada História do Pensamento Psicologico, onde fui partindo dos primeiros filosofos gregos, até as linhas teóricas atuais da Psicologia.. e o primeiro amiguinho que me foi apresentado foi o famoso Sócrates.
Não posso dizer que sou hoje um grande conhecedor de filosofia, longe disso, tenho muita coisa pra ler na verdade, mas aprendi um lance com Sócrates que realmente me fez bem:
A Maiêutica.
Vou recorrer a wikipédia pra me dar uma ajudinha:
''A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.''
que tal um exemplo prático?
''Ia Sócrates caminhando por uma rua de Atenas, quando diante de si passa correndo um homem. Atrás deste vinha um outro a correr, enquanto gritava:
- Pega! pega! É um assassino!
- Um assassino? Que é isto? - Sócrates pergunta ao que vinha gritando.
- Um assassino é um homem que mata, respondeu o outro.
- Ah! disse Sócrates, um magarefe**, então.
- Oh! não - acrescentou a rir o primeiro - um homem que mata outro homem.
- Então é um carrasco - tornou Sócrates.
- Não, não, explica o outro, já um tanto impaciente - um homem que mata outro sem autorização da justiça.
- Compreendo. Um soldado.
- Senhor - procurou esclarecer o primeiro, visivelmente irritado - um assassino é um homem que mata outro homem, sem motivo, fora do tempo de guerra, que não fora condenado em nenhum tribunal e que estava em casa tranquilo, sem esperar por isto.
- Ah! sim, então é um médico - concluiu tranquilamente o filósofo, enquanto o outro se afastava, certo de que havia falado com um louco.''
**s.m. Abatedor de gado; homem que, nos matadouros, mata e esfola as reses.
Fig. Mau cirurgião.
Esse eu peguei aqui!
Muito bem, o que podemos tirar daqui?
Basicamente eu consegui transformar e adaptar toda uma visão de mundo, e digo isso sem grandes exageros. Partir do principio de uma suposta ''ignorância'' pode te levar a significados mais verdadeiros e sólidos a respeito de valores, sentimentos e até regras. O grande lance da Maiêutica Socrática é que, uma verdade só pode realmente ser verdadeira (
Talvez tenha ficado confuso, mas pra mim parece não só funcional, como também prático e incontestável. Obrigado Sócrates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário