quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A saudade é minha dor e anda arrasando com meu coração..

O que fazer se o tempo passa e as coisas continuam iguais? Ou piores?

E quando o que realmente faz falta está tão ao seu alcance, e você simplesmente não pode ir lá e fazer bom uso? Afinal, seria ruim pra você chegar perto demais e ver que já não tem o cem porcento que tinha, e será que poderia voltar a ter alguma coisa?

''O que você sente? Ainda sente alguma coisa? Como se lembra de mim? .. será que é da mesma forma como eu lembro? Lembra das brincadeiras, dos planos, dos sorrisos, do sexo, dos beijos, dos apelidos, dos olhares, das brigas, das risadas? Como faz pra esquecer de tanta coisa? Como fez? Fez?''

Dizem que é o tempo que cura..

O tempo tem passado, meu coração ainda não voltou e não parece estar muito afim de voltar. Talvez ele fique melhor guardado com você, mesmo que sem utilidade ele fica confortável no seu colo, na sua estante..

 
(E olha que eu nem curto pitty hein. )

As coisas não voltam pro lugar, não consigo arrumar o que já baguncei.. será que eu posso reorganizar? Recomeçar do zero? A falta de noção começa nos momentos de solidão total.. no escuro, quando ninguém mais exige um sorriso ou uma piada, uma música ou brincadeira.É quando eu encosto a cabeça na maciez do travesseiro, e lembro de cada pedacinho do que já foi..

O que é o amor?

Se em cada paixão você se sente mais amando, então o amor é um estado de espírito.. pode ser.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

O que Sócrates pode trazer de bom para sua vida.






Tive dentro da grade curricular, durante o curso de Psicologia, uma matéria chamada História do Pensamento Psicologico, onde fui partindo dos primeiros filosofos gregos, até as linhas teóricas atuais da Psicologia.. e o primeiro amiguinho que me foi apresentado foi o famoso Sócrates.

Não posso dizer que sou hoje um grande conhecedor de filosofia, longe disso, tenho muita coisa pra ler na verdade, mas aprendi um lance com Sócrates que realmente me fez bem:

A Maiêutica.

ok, o que quer dizer isso?

Vou recorrer a wikipédia pra me dar uma ajudinha:


''A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova idéia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complexas. A maiêutica baseia-se na idéia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.
A auto-reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.''


que tal um exemplo prático?

''Ia Sócrates caminhando por uma rua de Atenas, quando diante de si passa correndo um homem. Atrás deste vinha um outro a correr, enquanto gritava:
- Pega! pega! É um assassino!
- Um assassino? Que é isto? - Sócrates pergunta ao que vinha gritando.
- Um assassino é um homem que mata, respondeu o outro.
- Ah! disse Sócrates, um magarefe**, então.
- Oh! não - acrescentou a rir o primeiro - um homem que mata outro homem.
- Então é um carrasco - tornou Sócrates.
- Não, não, explica o outro, já um tanto impaciente - um homem que mata outro sem autorização da justiça.
- Compreendo. Um soldado.
- Senhor - procurou esclarecer o primeiro, visivelmente irritado - um assassino é um homem que mata outro homem, sem motivo, fora do tempo de guerra, que não fora condenado em nenhum tribunal e que estava em casa tranquilo, sem esperar por isto.
- Ah! sim, então é um médico - concluiu tranquilamente o filósofo, enquanto o outro se afastava, certo de que havia falado com um louco.''
**s.m. Abatedor de gado; homem que, nos matadouros, mata e esfola as reses.
Fig. Mau cirurgião
.

Esse eu peguei aqui!


Muito bem, o que podemos tirar daqui?

Basicamente eu consegui transformar e adaptar toda uma visão de mundo, e digo isso sem grandes exageros. Partir do principio de uma suposta ''ignorância'' pode te levar a significados mais verdadeiros e sólidos a respeito de valores, sentimentos e até regras. O grande lance da Maiêutica Socrática é que, uma verdade só pode realmente ser verdadeira (sinta só a redundância) se não houver contradições a partir do momento que existe uma indagação a respeito de seu significado.

Talvez tenha ficado confuso, mas pra mim parece não só funcional, como também prático e incontestável. Obrigado Sócrates.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sobre meus problemas com o tempo..


 Para os que nada sabem sobre quem sou, devo deixar uma coisa clara, não sou um grande fã do tempo e da sua relatividade.

 O grande carrasco do homem, aquele que pode fazer 10 minutos parecerem 2 horas nos momentos mais difíceis e ao mesmo tempo para os seus melhores momentos resumir 1 hora em 20 minutos.. maldade, não?

 Fato é que o tempo é um grande traiçoeiro, um grandessíssimo filho da puta. É um daqueles vilões que simplesmente não se pode derrotar. A invencibilidade se dá ao fato de que o próprio tempo controla  tudo e a todos, onipotência.

 Repare que uma pessoa em circunstâncias normais e de acordo com as leis da natureza vai: nascer, crescer, desenvolver, acasalar, dar frutos, envelhecer e morrer. 

 Ok. Agora pense que a pessoa é você, se apegue ao personagem e vamos devanear um pouco:

Você nasce e cresce. Durante o viver, vai criando um mundo ao seu redor.. experiências.. marcas deixadas em pessoas, coisas e situações. Você aprende e ensina, você ama, você chora, você odeia, você sonha, você constrói com dificuldade, você perde com lágrimas e vence com dificuldade.. você luta com afinco por alguns míseros momentos de satisfação pessoal, você deposita sua esperança na sorte e na sua luta.

 Mas com um sopro divino de maldade o tempo pode derrubar tudo, e ele não só pode como vai.. afinal, é pra isso que ele está lá.

 O Tempo é o que define onde fica o ponto final, além das vírgulas é claro. É ele que não te deixa aproveitar seus melhores momentos com a devida calma, e que te obriga a bater com a cabeça durante momentos intermináveis nas dificuldades. O tempo não para e não volta atrás.. ele segue, frio e calculista. O tempo, caminha a seu próprio tempo e não quer saber se você está pronto para seguir com ele, simplesmente segue. Você é puxado, não importa o quanto se esforce para fingir que não está sob domínio, simplesmente não se tem escolha.

Por isso e por outras que não sou um grande amigo do tempo.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mais um ano, mais uma tentativa.

 Já faz um bom tempo que eu não tento escrever de fato.. acho que pode ser um tipo de defesa que criei contra meu próprio Eu. A ideia de que eu teria minha cabeça aberta para um possível público talvez me desmotivasse, ou até talvez me assustasse, mas de uma forma subliminar.. eu não poderia dizer isso antigamente, sério.
 Olhando agora eu meio que considero quase pornográfica a ideia de *se mostrar ao mundo*, assim, sem mais nem menos. Jogar as idéias no espaço virtual, a esmo.. soa quase como uma nudez intelectual.
 Pense bem meu caro leitor.. ao soltar livre no ar suas idéias, suas perspectivas, suas impressões sobre o mundo, o que as pessoas poderiam pensar? Será que você realmente é tão diferente quanto pensa que é? Ou tão igual quanto te enxergam? Ou tão diferente quanto te enxergam?
  Você poderia viver num show de Truman sem nem ter noção disso.. o mundo te vigia o tempo todo, em maiores ou menores proporções.. e qual a conclusão do mundo sobre você?


 Foi então que parei e pensei.. sou um novo eu. 

Prefiro dizer hoje em dia que sou hoje a minha versão presente, que difere um tanto da versão passada, e quer saber? Meu novo eu gosta da idéia de se mostrar!


Que seja feito então meu strip-tease intelectual! Talvez isso me dê um pouco de sossego afinal.. sossego espiritual e emocional, digo. Tenho tido umas vontades repentinas de escrever, botar em palavras o que se passa pela minha cabeça sem precisar cuspir palavras em ninguém, afinal de contas, só vai ler quem quer, certo?

Tentei antes, mas sem muito sucesso e talvez tenha sido uma auto-sabotagem do meu suposto inconsciente.. me proponho a tentar de novo, pode dar certo..vai saber né?